Porque o Descanso é a Chave para a Resiliência? Uma lição de Bruce Lee

 

O que algo tão simples como a água nos ensina sobre a resiliência?

 

De acordo com Bruce Lee, tudo.

 

 

 

É da nossa natureza tentar controlar nosso entorno. Mas Lee compreendeu a importância de ser flexível em relação as barreiras da vida e de aprender a se desapegar.

 

De muitas maneiras, a filosofia de Lee tem menos a ver com quebrar as barreiras e mais em equilibrar nossa energia - em tornar-se flexível em vez de tentar impor nossa vontade. E isso se aplica facilmente à nossa tendência de nos sobrecarregarmos.

 

Porque nossos cérebros precisam de descanso?

 

 

Uma matéria da Harvard Business Review, de Michelle Gielan e Shawn Achor, ilustra por que precisamos parar de trabalhar incansavelmente para podermos sempre seguir em frente. Eles escrevem:

 

“Frequentemente adotamos uma abordagem militarista para a resiliência e determinação. Imaginamos um fuzileiro naval se arrastando na lama, um boxeador lutando por mais round ou um jogador de futebol se levantando do gramado para mais um lance. 

 

Acreditamos que quanto mais resistirmos apesar do cansaço, mais resistentes seremos e, portanto, mais bem sucedidos”.

 

Eles também apontam para um estudo de 2010 publicado na revista Ergonomics que mostra uma ligação entre a falta de descanso com mais problemas de saúde, como fadiga e dificuldades para dormir.

 

Faz sentido que o excesso de trabalho nos faça mal. Mesmo pequenos problemas podem ser ampliados quando não estamos descansando o suficiente. Pesquisas nos mostram que o excesso de trabalho não apenas esgota nossos recursos mentais e físicos, mas também diminui nossa produtividade.

 

Seja como a água

 

O significado da resiliência é sobre a adaptação e resposta positiva ao estresse e adversidade. Muitas das nossas idéias mais brilhantes virão até nós não através da força, mas porque permitimos que as coisas fluem. Como Bruce Lee disse:

 

“Seja como a água fazendo o seu caminho através de rachaduras. Não seja inflexível, mas ajuste-se ao objeto, e você encontrará uma maneira de contorná-lo ou atravessá-lo. Se nada dentro de você permanecer rígido, as coisas externas se revelarão ”.

 

Pense na última vez em que você se sentiu realmente energizado depois de tirar uma folga. Você passou suas horas atualizando os e-mails de trabalho ou tentando resolver problemas durante o jantar?

 

Mesmo com boas intenções, muitas pessoas esquecem que o tempo de inatividade significa exatamente isso - tempo para parar e se reconectar com outras áreas de sua vida. 

 

Como Gielan e Achor (do trabalho de Harvard) disseram:

 

“Se você ficar deitado na cama por oito horas, talvez tenha descansado, mas ainda pode se sentir exausto no dia seguinte. Isso porque o descanso e a recuperação não são a mesma coisa. Parar não é igual a recuperar”.

 

Formas de fortalecer a resiliência

 

Use períodos estratégicos de descanso

 

Você está trabalhando em períodos significativos de tempo sem descansar sua mente? Gerenciar seu foco e energia pode ser tão simples quanto usar as ferramentas certas, como por exemplo configurar lembretes automáticos em seu telefone para fazer uma pausa.

 

Depois de trabalhar um período de 90 minutos, pause e saia de sua mesa. Não leve seu telefone com você. Em vez disso, passe algum tempo conversando com colegas de trabalho ou saia para passear. Lembre-se: Estresse + Descanso = Crescimento

 

“Pode ser preciso coragem, mas existe uma verdadeira magia em se afastar. Embora possa parecer paradoxal, depois de um certo ponto, não é trabalhar duro a chave para a melhora. É descansar. Somente quando nos afastamos - em especial para dormir - que tanto nossos corpos quanto nossos cérebros se reconstroem e se fortalecem ”.

 

Evite o excesso de compromissos

 

Nada traz o burnout mais rápido do que preencher todo o seu tempo livre com atividades. O excesso de atividades pode facilmente fazer com que você se sinta em uma série interminável de compromissos de trabalho.

 

Uma das melhores maneiras de evitar essa armadilha é gerenciar suas prioridades e agendar horários pessoais não negociáveis. Dessa forma, mesmo quando estiver na lista de tarefas do dia, você terá programado um período de descanso.

 

Proteja seu tempo de inatividade

 

Além do agendamento, lembre-se de manter seu tempo sagrado de descanso. Você não marcaria nada durante uma reunião importante com um cliente - e a mesma regra se aplica ao seu tempo de inatividade.

 

Lembre-se: para o crescimento é sempre importante poder recarregar totalmente as baterias, e como a água, ultrapassar as barreiras com flexibilidade.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Principais Posts

7 Princípios Para Desenvolver Resistência Mental e Construir a Vida Que Você Quer

March 21, 2018

1/4
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Please reload

BDHK na Mídia

infomoney bol.png
terra.png
exame bolinhs.png
mundo-mkt.png
MAIS INFORMAÇÕES
FORMAS DE PAGAMENTO
SEGURANÇA

contato@bodyhacking.com.br 

© 2018 BODYHACKING  | CNPJ; 27.154.428/0001-45